domingo, 10 de novembro de 2013

As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro
Carlos Ruiz Záfon
Editora Suma de Letras
  
Paris 1936. Simone Sauvelle se torna viúva e com o marido e amor de sua vida, se vão  os momentos felizes. Os credores a procuram em busca de pagamento e onde antes existira alegria, surge desesperança. A vida segue seu curso e Simone arruma emprego. É uma época cinza na aquarela de sua vida e de seus dois filhos, Irene e Dorian. Adotando trabalhos de meio turno, Simone Sauvelle segue com a vida, buscando forças para manter a si e seus filhos. Depois de um período trilhando nas sombras, surge uma oportunidade, uma luz que poderá resgatá-los daquele lugar que significa agora inquietação. Era o verão de 1937,  e Baía Azul, uma cidadezinha da costa, longe da penumbra cinzenta de Paris, parecia promissora. Ela trabalharia como governanta de um recluso  inventor e fabricante de brinquedos, chamado Lazarus Jann. Além disso teria uma  casa onde morar  e uma oportunidade de estudos pagos para Irene e Dorian. Era mais do que poderia esperar naquele momento. Lazarus demonstra ser um homem bondoso e generoso e disposto a ser não apenas um empregador, mas um bom amigo. Seus inventos originais e criativos cativam Doriam, um menino inteligente e sonhador. Irene às vésperas dos seus 15 anos sente-se atraída por Ismael, primo de sua mais nova amiga Hannah. Tudo parece caminhar por caminhos mais felizes, entretanto, para tudo existe um preço e aquele belo lugar escondia nas sombras uma que era mais escura do que todas, e que nem mesmo as luzes de setembro haviam conseguido banir.  Na ausência do bem existe o mal, e ele espreita, aguardando a oportunidade para insurgir. Algumas aparições inexplicáveis e acontecimentos macabros  perturbam a paz de Baía Azul. Hannah é encontrada morta no bosque perto da mansão de Lazarus Jann e a polícia não é conclusiva sobre a causa, trazendo ainda mais inquietação. A propriedade de Lazarus parece esconder algo, e Irene e Ismael impulsionados pelo mistério que cerca a morte de Hannah, desejam descobrir a verdade. Suas vidas e de Simone correm perigo e apenas um grande sacrifício poderá salvar a todos.


Ótimo! Como comentado no post anterior, fui correndo comprar meu exemplar de As “Luzes de Setembro”. Não sem uma pontada de pesar terminei a leitura, pois este é o último livro de Carlos Ruiz Záfon que me faltava ler e agora poderei ler mais do autor, somente quando escrever algo novo. Até lá irei viajando por outras páginas… rsrs.

Acesse clicando AQUI a lista de livros pontuados.

Abraço
Jade

Imagem de Mariana Britto
Sigo andando a passos largos...
...sem rumo e sem destino, apenas observando o que se passa e o que passou, o conhecimento traz prazer mas também traz dor.
Jade

Postagens populares